top of page

5 maneiras de adaptar a cultura organizacional em um modelo de trabalho híbrido




À medida que mais organizações consideram modelos de trabalho híbridos após a pandemia COVID-19, é importante adaptar a cultura organizacional para garantir a felicidade e a produtividade contínua dos colaboradores das organizações, sejam elas públicas ou da iniciativa privada.


A cultura organizacional de trabalho sempre foi um desafio para fortalecer e sustentar, mas com modelos de trabalho híbridos, o nível de dificuldade aumentou muito.


É raro ter uma oportunidade como a que temos agora. À medida que novos modelos de trabalho surgem, os líderes podem reformular a forma como administram seus locais de trabalho.


Após o êxodo em massa para os escritórios domésticos durante a pandemia de COVID-19, a situação atual nos apresenta uma oportunidade de redefinir o futuro do trabalho.


Aqui estão cinco maneiras pelas quais os líderes podem impulsionar o tipo de cultura de trabalho positiva que é adequada para novos modelos de trabalho híbridos:


1) Incorpore fluência digital


A tecnologia digital agora impacta todas as áreas funcionais da maioria das organizações. Os líderes que entendem e se preparam para isso mais cedo terão sucesso mais cedo.


As empresas estão mudando para uma arquitetura baseada em nuvem na velocidade da luz e a tecnologia continuará a desempenhar um papel crítico na transição para um modelo de trabalho híbrido.


Capacitar a força de trabalho para desenvolver habilidades digitais é vital para o sucesso.


2) Promova uma organização orientada para um propósito


O papel de um líder é criar um ambiente que permita com que as pessoas se sentam motivadas, alinhando seus desejos, necessidades pessoais e profissionais.

Os líderes estão em uma posição de encorajar as pessoas a sair de sua zona de conforto e explorar como seu propósito pode ser alcançado no trabalho.


Quando o objetivo individual e organizacional se encontram no meio, a organização pode experimentar resultados positivos , como retenção, motivação, satisfação, engajamento e produtividade.


Uma observação que faço é para que não sejamos ingênuos com relação ao termo propósito. A questão financeira também está inserida nesse termo, é uma variável que impacta muito. O líder não pode ficar alheio a isso.


Construir um ambiente que motiva, passa necessariamente por pessoas que se sentem realmente recompensadas financeiramente.


3) Apoie as redes de relacionamento


Uma das principais características de uma forte cultura organizacional é formação das redes de pessoas em toda a organização.


Para manter culturas positivas em um modelo de trabalho híbrido, os líderes precisam conectar pessoas em todos os departamentos, fornecendo oportunidades de aprendizado multifuncional e criando tempo para que as pessoas tenham um café virtual ou conversem em rede com colegas de toda a empresa.


Para evitar a erosão do capital social, os administradores devem tomar medidas ativas para manter uma atmosfera interativa.


4) Crie alternativas virtuais para locais externos


Antes da pandemia, as reuniões externas proporcionavam uma oportunidade de fortalecer a cultura e os laços de uma organização. Elas geraram discussões que podem não acontecer dentro de um escritório normal.


Embora uma alternativa virtual não possa corresponder totalmente a uma reunião elaborada e física fora do local, ela pode pelo menos manter o espírito vivo usando agendas bem elaboradas e incluindo todas as partes interessadas.


A ideia geral deve ser manter os funcionários engajados e ajudá-los a trabalhar para uma saída produtiva.


5) Ultrapasse os limites


Um dos maiores desafios para os líderes do modelo de trabalho híbrido pode ser o potencial de perda de inovação em um nível individual.


Os líderes que enfrentam isso devem assumir a responsabilidade de promover uma cultura de inovação.


Eles precisam incentivar as pessoas a trabalhar para um propósito específico e compreender o importante papel que as "redes de pessoas" desempenham em influenciar a cultura e o sucesso de uma organização.


Sua organização reflete como seus colaboradores se sentem - e vice-versa. Sob o novo modelo de trabalho híbrido, é importante continuar a falar sobre cultura de trabalho e como os líderes podem ajudar suas equipes a inovar.


Hoje, mais do que nunca, existe uma relação positiva entre a forma como os funcionários se sentem e o crescimento organizacional.


Implementar práticas de gestão significativas e alavancar redes de pessoas serão os principais diferenciais para manter uma cultura saudável.







84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page